domingo, 1 de agosto de 2010

PILATES E O TREINAMENTO DE CORRIDA

Quando é realizado o treinamento, o corredor no final, percebe os limites sinalizados pelo corpo. Busca-se forma de se melhorar o seu desempenho e a execução. Investe-se em leves sapatos com as mais recentes tecnologias, planos nutricionais ou passa mais tempo no treinamento, mas nem sempre a melhora é satisfatória. Alguns dos principais obstáculos para um desenvolvimento são: a capacidade respiratória insuficiente, falta de equilíbrio, fadiga muscular, dores nas articulações e até mesmo na região lombar. Integração do Pilates com a corrida pode gerar um ganho extra.

O Pilates tem como objetivo fundamental restabelecer o equilíbrio e a harmonia postural, aumentar a capacidade respiratória e o fortalecimento de toda a musculatura, principalmente a abdominal. O Pilates requer uma concentração muito grande o que de certa forma acaba contribuindo para uma maior conscientização do sistema locomotor.

Numa corrida existem muitas vantagens para 0 praticante de Pilates. São elas:

  1. Aumenta o controle da musculatura abdominal, que ajuda na sustentação de todo sistema muscular. A "casa de força" assim como Pilates dizia, a região do abdômen funciona como um eixo de sustentação e fornece as condições favoráveis para uma melhor movimentação de todo o corpo.
  2. Diminui sensivelmente o impacto sobre as articulações devido ao aumento do tônus muscular gerado pelo treinamento com Pilates que realiza um trabalho de forma mais lenta.
  3. Aumento da flexibilidade com realização de exercícios especificos sob orientação do professor respeitando as necessidades individuais de cada pessoa.
  4. Respiração e cadência dos movimentos totalmente integradas. Essas são marcas inseparáveis do método.
  5. No equilíbrio pode-se dar o exemplo do trabalho com bola suíça onde se exige concentração e respiração disciplinada, unida a capacidade de equilibrio para a realização correta dos exercícios.
  6. Sem envolver no corredor uma conscientização que permita a correta posição de sua cabeça, pescoço, coluna vertebral e pelve a cada passada.
  7. Com este método de programa de exercícios de solo e aparelhos, focado no acionamento de contrações desnecessárias no pescoço, ombros e demais regiões que não são necessários na realização de determinados exercícios.

Um dos principais aspectos que distinguem um grande corredor de um corredor médio é a boa postura. No Pilates executam-se exercícios de fortalecimento abdominal que visa desenvolver fortalecimento muscular e controle respiratório, os corredores passam a ter vantagens significativas para alcançar um desempenho ainda mais poderoso e condizente com suas expectativas.


fonte: copacabanarunners.net revisado por Marcelo Pugiali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário